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sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Gestão "Good Cop, Bad Cop"

Talvez você já conheça a tática psicológica utilizada em interrogatórios de suspeitos (wikipedia) onde um policial 'bonzinho' (good cop) se mostra amigo, compreensivo e tenta ganhar a confiança do suspeito; e  outro (bad cop) que tem atitudes, digamos, um pouco mais animalescas e procura intimidar (física e psicologicamente) o suspeito para conseguir a informação que deseja.

Pois bem, estas duas forças, alternadamente e em conjunto, vão minando as resistências dos indivíduos interrogados até conseguir o objetivo principal que é o de obter sua confissão.

Mas que relação isso tudo tem com o gerenciamento de projetos? A resposta é: Gestão de Pessoas!.

Como dizem os desenvolvedores de software, 'se não fossem os usuários, não haveriam bugs de software'. E no caso dos projetos, 'se não houvessem pessoas, não haveriam conflitos e problemas'. Pois bem, partindo dessa premissa, de que se você tem que interagir com pessoas, prepare-se, você terá muitas surpresas, vamos ver como utilizar a técnica do Good Manager, Bad Manager, principalmente na gestão de problemas.

Uma situação rotineira é a de que os problemas que ocorram durante o andamento do projeto sejam reportados à você, gerente desse projeto, certo? Então, normalmente cabe a você a decisão de que atitude tomar em função das estratégias previamente estabelecidas, certo? Mas, não cabe a você executar as atividades propostas, e sim, cabe às pessoas (os recursos alocados no projeto) realizar o que for necessário, certo?

Resumindo: Você é o responsável pelos problemas que ocorrem, Você precisa saber o que deve ser feito, mas, quem vai fazer são outras pessoas.

Até aí, nenhuma novidade, C'est la Vie!

Neste momento, onde você parece um ímã atraindo toda a sorte de problemas para o seu lado, é que você precisa respirar fundo, contar até 1bilhãoquatrocentosetrintaesetemilhõesnovecentosecatorzemil..... e resolver se está na hora de usar o chapéu 'Good' ou o chapéu 'Bad'.

Escolhendo o chapéu, você escolhe que tipo de abordagem vai adotar com as pessoas que vieram atrás de você em busca de orientação, de rumo, ou até mesmo, em busca de ver a sua cara quando souber o que está acontecendo com o projeto que é de sua inteira responsabilidade.

Mas, vamos ao que interessa...

Neste tipo de gestão você vai adotar a política do 'Bate e Assopra', ou seja, em um dado momento você vai usar o 'chicote' da autoridade que lhe foi concedida para gerenciar o projeto e colocar a turma pra trabalhar e encontrar a solução para o problema, enfim, você vai 'bater' sem dó nem piedade. Já no momento seguinte, você vai ser mostrar compreensivo, prestativo e vai empenhar esforços junto com a equipe para encontrar um caminho que satisfaça às necessidades do projeto.

Uma maneira de aplicar esta 'técnica' é fazer com que a equipe sinta que ela, junto com você, é responsável pelo resultado do projeto (que infelizmente eles teimam em 'esquecer'). Ou seja, você chama todo mundo na 'chincha' pede empenho, dedicação, profissionalismo, etc. Por outro lado, digamos que por exemplo seu problema seja de atraso no cronograma. Pois bem, junto com o cliente, e sem a equipe saber, você (usando de toda a astúcia e arte de negociação que lhe são características) negocia um novo prazo para a entrega (vamos supor mais 1 mês). Assim, você foi o 'Bad Manager' fazendo a turma trabalhar pra valer, mas também foi o 'Good Manager' que negociou um novo prazo.

Obviamente que você não pode perder o foco em 'encantar' seu cliente e garantir a entrega do projeto.

Voltando para a equipe você, depois de alguns dias onde eles estão mais do que empenhados e fazendo aquele esforço extra para concluir o projeto, traz a feliz informação de que você consegui mais 15 dias para a conclusão do projeto (Não vá entregar o ouro todo para o 'bandido' e mostrar tudo que tem. Não vá deixar uma nova oportunidade para síndrome do estudante entrar em ação).

Com isso, você:
  • mostrou ter pulso na condução do projeto (Bad).
  • conseguiu verificar quem são as pessoas empenhadas e comprometidas na sua equipe (Good/Bad).
  • garantiu que a sua empresa não vai ter problemas com o cliente (Very Good!).
  • e agradou seu time indo atrás de mais prazo para a conclusão das atividades (Good).

Posso garantir, a técnica é mais do que boa. "Bater e assoprar" mantém as pessoas ativas e espertas quando 'apanham', mas também a faz se sentirem 'protegidas' quando você 'assopra'.

O problema é quando o stress do dia a dia faz com que a porção 'Bad' da sua personalidade se sobressaia à sua porção 'Good'. Nesta hora, a tendência é a de que os problemas se multipliquem. Mas também, se você estiver sempre no ritmo 'Paz e Amor', a turma relaxa e nada sai como e quando deveria.

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