Pesquisar este blog

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Buffer em projetos

Se você manteve a média dos últimos (todos) anos, você (assim como eu) certamente acumulou bastante energia na forma de calorias depois das ceias de Natal e Réveillon. Mas, também é claro, que as inúmeras ceias, celebrações, happy hours e outras tantas extravagâncias gastronômicas das últimas semanas do ano de 2010 também deram sua contribuição.

Então, energia pra encarar a volta ao trabalho não deve faltar. Veja bem que estou falando de energia e não necessariamente de disposição.

Assim como ocorreu com suas medidas (hora de comprar calças novas!) é importante ter sempre uma 'sobrinha' nos projetos para absorver potenciais (muito prováveis) problemas que, certamente, vão requerer dispêndio financeiro para a sua solução.

No seu caso, uma boa dose de academia, caminhadas e almoços rápidos de lanches 'light' durante 2011 devem ajudá-lo a recuperar a velha forma (que, mesmo sendo uma forma de pera, mas que não precisa ser uma pera de Itu).

Já nos seus projetos, a 'economia' (ou acúmulo de energia) pode ser por meio de:
  • Ótimo desempenho da equipe (gastando menos tempo do que o planejado na execução de tarefas).
  • Orçamento previsto no plano de projeto que é normalmente reservado para problemas (claro que se sobrar mesmo, você não vai ficar com este valor disponível para outro projeto).
  • Passar a sacolinha em projetos lucrativos (mas isto, não é lá muito digno, ético e divertido de se fazer).

As opções acima, embora válidas, vão depender muito de como sua organização trata as questões financeiras dos projetos.

Já no seu caso específico, talvez uma cinta modeladora do Dr. Hollywood o ajude a entrar naquele terno de grife que você tem para participar de uma reunião importante marcada de última hora.

No mais, vale a boa e velha regra: "Gaste menos do que ganha", ou, no caso dos projetos, "Gaste menos do que planejou". Além de evitar desgastes e correrias, você sai bem na 'fita' e ainda continua sendo um candidato à uma promoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário