Pesquisar este blog

sábado, 13 de novembro de 2010

Onde está o meu queijo?

Isso foi exatamente o que falei para o garçom depois de alguns vários muitos minutos esperando aquela tábua de queijos.

Mas, um outro 'queijo' importante pra mim refere-se a carreira de gerente de projetos. Agora a pouco estava eu dando uma olhada pela net e me deparei com um post interessante sobre carreira. Quando li este post, lembrei-me do famoso livro "Quem mexeu no meu queijo". O livro até que é bom. Claro, se você parar para refletir num nível mais alto do que simplesmente fiquer observando dois ratos conversando (senão, é melhor ir assistir ao Tom & Jerry que vai ser mais divertido).

Mas, vamos ao que realmente interessa. Algumas carreiras, e com a de gerente de projetos não está sendo diferente, passam por diferentes estágios:
  • Estágio 1: Ninguém valoriza.
  • Estágio 2: Alguns começam a prestar atenção nela.
  • Estágio 3: Todos querem seguir esta carreira (e o mercado a querer estes profissionais).
  • Estágio 4: Está começando a sobrar profissional no mercado.
  • Estágio 5: Parabéns, você acaba de se tornar uma commodity.
Então, como fazer para ficar atento ao que acontece no mercado de trabalho e ter sempre um novo "queijo" disponível em algum outro lugar?

Bem, no post sobre o 'ciclo de carreira' o autor dá umas dicas interessantes. Mas, aplicá-las, parece requerer um esforço bastante grande. Ou seja, me parece que vamos estar sempre tentando alcançar a cenoura. Sempre tendo que manter um grande esforço para um benefício, digamos, 'normal' ou básico.

A matemática desta equação de inúmeras variáveis começa a ficar cada vez mais complexa. Veja só o problema:
  • Trabalhar muito para conseguir recur$o$ para poder manter-se atualizado para poder manter o fluxo de  recur$o$.
  • Mas, trabalhar muito implica em menos tempo para manter-se atualizado.
  • Então, passamos a viver o dilema de tostines. Precisamos de tempo para poder ter tempo.
Este blá..blá..blá...todo parece não ter fim. Cada hora me ocorre mais uma coisa que pode incrementar o assunto e proporcinar mais discussões. Mas o problema fundamental continua:
Como se diferenciar em uma carreira cada vez mais desejada e 'commoditizada'?

Cursos? Treinamentos? Networking? Certificações? Bem, tudo isso ajuda, ou melhor, é essencial, mas, será que vale a pena?

Então, onde estará seu próximo queijo? O meu, bem, este o garçom acabou de trazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário