Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O que é estratégia?

Partindo de um problema a ser resolvido ou da vontade de atingir determinado objetivo é preciso estabelecer os passos e  as estratégias para chegar lá. Ou seja, identificar os problemas e definir maneiras de "atacá-los" para conseguir seu intuito.

Entretanto, cada passo por si só, também pode precisar de uma estratégia. Confuso? Vou tentar melhorar a informação. Então, para isso vou escolher um objetivo/Meta: Graduar-se!

Pois bem, com o seu alvo escolhido é preciso traçar o plano, estabelecer as metas e, claro, traçar a(s) estratégia(s). No que ser refere ao plano, as faculdades e universidades já fazem parte do trabalho estabelecendo o conteúdo programático e o encadeamento lógico (grade curricular) entre as disciplinas (semestrais ou anuais). Então, para nortear as estratégias é preciso primeiro definir objetivos de curto, médio e longo prazos.

Por exemplo, um objetivo de curto prazo pode ser o de 'passar' (ser aprovado) na disciplina do semestre corrente. Já um objetivo de médio prazo pode ser o de concluir o curso com aprovação em todas as disciplinas. E um objetivo de longo prazo que me parece interessante pode ser o de tornar-se um profissional capacitado e reconhecido na sua área de atuação.

E quais seriam as estratégias possíveis para atingir cada um dos objetivos? A resposta é bastante ampla, então, vou escolher algumas estratégias potenciais, mas não necessariamente efetivas. :)

Para o problema (ou objetivo) de curto prazo, que é o sucesso em uma disciplina específica, pode-se estabelecer:
  • Frequentar todas as aulas.
  • Estudar 'n' horas por dia.
  • Implorar nota para o professor na correção da prova.
As duas primeiras estratégias são bastante promissoras. Entretanto, sensibilizar o professor da disciplina para obter a nota mínima para ser aprovado na mesma (embora não ética) pode até resolver os problemas de curto (e até de médio prazos), porém, em contrapartida, afeta de maneira importante o objetivo de longo prazo.

Avançando mais nas estratégias de médio prazo, vamos considerar:
  • Analisar a afinidade e habilidades pessoais nos conteúdos das disciplinas de cada semestre e preparar-se antecipadamente.
  • Manter um padrão de estudo diário/semanal conveniente.
  • Criar grupos de estudo.
  • Continuar implorando notas de forma sistemática e, digamos, quase profissional.
  • Fazer uma simpatia qualquer.
Como se pode ver, à medida que os objetivos se tornam mais amplos e distantes (no tempo) as estratégias começam a se tornar mais complexas e carentes de novos planos.
Então, chegamos ao objetivo de longo prazo (tornar-se um profissional reconhecido). Aqui, como já se era de esperar as estratégias precisam ser melhor elaboradas, envolvendo diferentes ações (ou iniciativas estratégicas) que visem proporcionar sustentação para a mesma. Neste nosso caso, vamos considerar algumas:
  • Adquirir conhecimentos adicionais aos da grade curricular do curso (idiomas, ferramentas, técnicas), enfim, outras capacitações.
  • Procurar um bom estágio para formação complementar.
  • Participar de fóruns específicos para acompanhar e conhecer as tendências de mercado.
  • Torcer para que a simpatia funcione.
  • Acreditar, com força, que todos os demais profissionais também fizeram o mesmo que você, ou seja, sentaram e esperaram que tudo desse certo com o mínimo esforço.
Resumindo:
  • Defina Objetivos.
  • Estabeleça Planos.
  • Defina Estratégias.
  • Execute as Ações.
  • Enfraqueça a concorrência....'Twitte' este post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário