Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Money que é good nóis num have

Eu sei, a frase não é minha, mas, é divertida. Estava aqui pensando em custos/orçamento (e seu gerenciamento) e acabei me lembrando dessa frase.

Controlar o budget de um projeto não pode ser feito como acontece na hora de fechar a conta do happy hour onde, tem sempre um pagando a conta para o outro. No Buteco é tudo cumpradre, então, não faz mal, a gente se entende. Mas, não vamos deixar abusar demais não é mesmo?

Mas no caso dos projetos, estes normalmente tem um patrocinador, que pode ser interno (pertencendo a um programa, ou um projeto de desenvolvimento de novos produtos, etc.) ou externo (um cliente). Nestes casos, é sempre bom ter tudo na ponta do lápis pra evitar problemas (e aborrecimentos) futuros.

O patrocinador interno pode até ser compreensivo e considerar a hipótese de aumentar o orçamento do projeto (tendo em vista muitas justificativas). Já o cliente, este não gosta de surpresas e, via de regra, tem um contrato que lhe dá suporte (que pode, por exemplo, ter o preço fechado do projeto).

Existe, por exemplo, a boa prática de gerenciar por tendência e avaliar os índices de performance do projeto (por exemplo: Cost Perfomance Index, Schedule Performance Index, entre outros). Agora, você consegue considerar a hipótese de que a turma no Buteco vai tentar gerenciar a conta do happy hour por tendência ou utilizando algum índice? Imagine a situação, no diálogo entre os cumpadres:
__ Ei Fulano, do total de chopps planejados para hoje, quantos você já tomou? Seu cronograma (ou seu SPI) está de acordo com o esperado?
__ Ciclano, 'vou te falar uma coisa pra você', depois do primeiro eu parei de contar! Mas, o que é CPI? Comissão Parlamentar de Inquérito? Se for isso, não se preocupe, vai acabar em pizza!

Avaliar o andamento dos projetos por tendências é uma ótima ferramenta para não ter surpresas. Mas, depois de ir para o Buteco uma tendência bastante provável e a de esquecer que tinha algo pra controlar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário