Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mais por menos

O Buteco é um lugar sensacional. Animado, cheio de gente bonita e, muito, muito agradável. Mas, como toda empresa, tem seus pequenos (ou grandes) problemas na hora de executar as atividades.

Outro dia desses pedi uma porção de pastéis, só que dessa vez pedi o 'sortido', onde cada um deles vem com um recheio diferente (carne, queijo, camarão, carne de sol....e por aí vai).

Mas, não vamos esquecer que o Buteo é uma empresa, certo? Lá temos os recursos humanos (atendentes, garçons, cozinheiros, etc.), a infra-estrutura (espaço, mesas, talheres, etc.) e as metas (servir rapidamente, cobrar integralmente e dispensar educadamente o cliente .... próximo!!!!).

Comi o primeir pastel, saboroso como sempre. O segundo, sem palavras. Já o terceiro não me agradou muito (tempero demais) mas comi tudo. Agora o último, bem, pera lá, no cardápio diz 'Porção com 5 pastéis sortidos'. E se você que não bebeu nada ainda não perdeu a conta, o meu último era exatamente o quarto pastel.

Pois bem, hora de chamar um stakeholder importante: o Garçon (conhecido como Bigode).
__ [Eu] Ei Bigode, temos uma situação aqui. Os três pastéis que já comi estavam ótimos e agora estou prestes a comer o último.
__ [Bigode] Mas, qual a situação então?
__ [Eu] Eu disse que já comi três e estou prestes a comer o último. Certo?
__ [Bigode] Claro patrão.
__ [Eu] Então: 3 + 1 = 4, certo? E a porção deveria ter 5. Entendeu?
__ [Bigode] Sem problema, já mando um novinho em folha agora mesmo. Qual o sabor?

Quem me dera encontrar este tipo de resposta e atitude na hora de acompanhar o status do andamento das atividades da equipe. Imagine que uma semana depois de iniciar uma tarefa (prevista pra durar 1 semana), na reunião de status do projeto, recebo a notícia de que a pessoa designada ainda levaria 2-3 dias pra terminar? Pois é, e pra mim, 'sobrou' a tafera de gerenciar o pagamento de 'mais' horas apropriadas no projeto por 'menos' resultado esperado.

E como lidar com essa situação? Lembrando que, pra complicar, o projeto tem custo fixo, ou seja, o sponsor não está nem um pouco interessado em bancar qualquer acréscimo.

A experiência me ajudou nessa hora, tinha uma reserva de caixa para as emergências. Embora não fosse um caso de vida ou morte, optei por fazer com que a equipe pensasse que a situação financeira do projeto não era nada boa e que tínhamos um problema pra resolver. Não, isso não é maldade. É a apenas uma maneira de reforçar a necessidade de envolvimento da equipe com os resultados do projeto.

__ [Bigode] Aqui está seu pastel de carne.
__ [Eu] Mas eu pedi de queijo.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário