Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Diga-me com quem andas e direis pra onde vais

A frase original termina com "...e direi quem tu és", mas, pensando bem, as pessoas com quem ando acabam por determinar, influenciar, sugerir, ....., pra onde vou ou onde vou chegar.

Pois bem, estava analisando um pouco as pessoas que resolveram, por livre e expontânea vontade a me seguir no Twitter. De cara, pensei eu, esse pessoal não deve ter nada melhor pra fazer, se bem que, devo confessar, eu gosto bastante do que escrevo.

Brincadeiras a parte, dei uma olhada e fiz uma busca na internet, linkedin, blogs, etc., pra saber um pouco mais dessas pessoas e acabei descobrindo gente de peso que trabalha na área de gestão de projetos.

Então, tenho duas hipóteses para as motivações dessas pessoas em me 'seguirem':
1. provavelmente andam muito estressadas, com muitos projetos simultâneos e problemáticos, e encontram nos meus textos um pouco de diversão e humor pra relaxar.
2. lêem o que escrevo pra ter certeza de que não estão sós nos problemas do dia a dia do gerenciamento de projetos.

Quem sabe uma hora dessas acabamos por nos encontrar no Buteco para uns petiscos e biritas e identificamos mais coisas em comum para manter contato.

Hipóteses e ideias a parte, acho que vale a pena analisar esta situação do ponto de vista do estabelecimento da equipe ideal de projeto. Aqueles com os quais você vai 'andar' por um bom tempo tentando chegar a um 'lugar' comum (o objetivo do projeto).

Se tudo fossem flores na hora de montar a equipe, provavelmente você teria o Dream Team (pra quem gosta de basquete) pra gerenciar ou o Airton Senna (para os apaixonados por F1) como membro honorário.

Mas, como nem tudo é perfeito e seu projeto não é lá o mais importante e estratégico para sua organização, então, melhor usar bastante tutano para conduzir o projeto de maneira eficiente e eficaz com os recursos que lhe foram atribuídos. Nada de menosprezar ninguém, mas, encaremos os fatos, nem todos são como o Garrincha.

Na hora de selecionar pessoas para algumas funções no projeto acabamos por nos deixar influenciar por nossas preferências pessoais, ou seja, damos preferências à pessos com perfil parecido com o nosso. Mas, será mesmo o melhor a se fazer?

Pessoas 'iguais' a nós vem com o pacote completo, as competênias, habilidades e atitudes, mas também trazem as mazelas e defeitos (quem nem nós mesmo gostamos de ter).

Então, faço a pergunta, qual a equipe ideal? Sendo bastante pragmático e bibliográfico (usando os conceitos de psicologia avançados dos quais já ouvi falar) devo responder que o ideal é ter uma equipe que se complemente.

Pra usar alguns dos perfis profissionais com os quais já me deparei, vou citar:
  • O geek/nerd altamente capaz em desenvolver o mais intricado dos produtos (software, hardware, etc.), possivelmente não conseguirá se comunicar da melhor maneira possível com o cliente para discutir um problema ou requisito de maneira efetiva.
  • O 'marketeiro' de carteirinha, não será capaz de desenvolver um produto que funcione.
Claro que simplesmente colocar essa turma toda junta e esperar um resultado, não deve funcionar muito bem. Ou então, trate de se preparar para os conflitos, que serão muitos.

Então, a habilidade vai estar em saber estabelecer a dose certa de cada tipo de perfil (dentre outros tantos que não cito) para conseguir as proporções certas para sua receita de projeto.

Assim, já que falamos em doses e receitas, alguém tem um livro de receitas pra me arrumar? Que inclua, em detalhes, informações de como dosar (escolher) os membros da equipe de projeto?

E, por último mas não menos importante, meu muito obrigado aos meus 'seguidores'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário