Pesquisar este blog

sábado, 23 de outubro de 2010

Dia da entrega

Calma lá...isso não tem relação nenhuma com as horas e horas de espera que você passa esperando o bendito do colchão que você encomendou já faz uns 2 meses, 7 dias e longas, longas 6 horas e 30 minutos sentado na portaria do prédio ouvindo o porteiro reclamar da vida.

Se a empresa que fabrica o colchão fosse projetizada, tivesse métricas (KPIs), milestones e, principalmente, me considerasse o stakeholder principal desse projeto, bem, a história poderia ter sido diferente.

Mas, infelizmente, eu sou mais um dos afortunados que comprou um colchão que tem nas suas 'funcionalidades':
- espuma da Nasa
- pillow top
- não sei o que de bambu
- n centímetros de altura
- king size plus extended
- antigermes, antiderrapante, antitranspirante, antitudo
- e ainda vem com protetor de cárter e pára-choques na cor do colchão

Parecia que eu estava comprando um carro, e de luxo. Ou então, um terreno na Av. Paulista, já que o preço do metro quadrado de espuma não é nada barato. Mas, minha coluna e meu sono agradecem. Claro, ele poderia ter vindo com ar condicionado e direção hidráulica também. Mas, o orçamento não foi suficiente.

Mas, minha intenção não era falar do meu colchão, mas sim, do dia de entrega dos projetos. Esse sim, nesse dia, costumam tirar um day off, sick leave, hollidays, e outros tantos out of offices (ooo) que você provavelmente já recebeu de alguém no dia, hora e instante exatos que você mais precisava dele(a).

O plano era bom, as pessoas adequadas, o orçamento justo (sem incluir a celebração no final) e o escopo, bem, esse pareceu do tamanho do Colosso de Rodes. No final do projeto parecia que tínhamos uma colcha de retalhos e faltava linha pra juntar tudo.

Usamos as metodologias ágeis, go-horse, watterfall, scrummerfall, extreme patience (XP), feature driven desesperation tabajara (FDDt) e tudo que o mercado (e a moda) tem de melhor. Todas as inúmeras partes, todas funcionando. Cada pedacinho era um 'shippable' perfeito. As formas e cores, as mais variadas e agregando valor para o cliente. Claro que este, provocou muitas mudanças ao longo do processo. Trocando formas, estilos, tendências da moda e, às vezes uma falta total de foco. Mas, essa é só minha opinião. Ele é quem sabe o que agrega valor para seu negócio.

Mas, voltando ao problema fundamental, a integração falhou. Não tínhamos as bordadeiras e fuchiqueiras lá do nordeste pra nos ajudar. Os módulos, perfeitos em sua anatomia, self-contained, stand alones, eram quase obras primas das mentes privilegiadas. E agora, a entrega é amanhã?

Bem, melhor deixar o cliente esperando mais um pouco e culpar a área de CM (Chaos Management).
Enquanto isso, vou apagar a luz e tentar curar um pouco da dor de cabeça que este dia longo me causou. Epa, cadê o pillow top? E estão faltando 1,72cm da altura do colchão. Será que vão entregar depois?

Nenhum comentário:

Postar um comentário